O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) enviará, nesta quarta-feira (25), uma equipe de 10 bombeiros especializados no combate a incêndios em vegetação para atuar na fronteira entre Brasil e Bolívia. A missão integra uma cooperação humanitária coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores, em resposta ao aumento significativo de focos de incêndio na região, que abrange cerca de 133 km e ameaça comunidades indígenas, além de áreas de preservação ambiental como o Parque Estadual de Corumbiara, em Rondônia, e o Parque Estadual Ricardo Franco, no Mato Grosso.
Os bombeiros potiguares, que viajarão sem equipamentos próprios—disponíveis no local—atuarão sob a coordenação da Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM), substituindo as equipes que estão atualmente envolvidas no combate direto aos incêndios. A operação visa controlar os focos de calor e proteger a vida e o meio ambiente.
“O CBMRN está sempre pronto para colaborar com outras regiões do país em momentos de necessidade, sem comprometer nossa capacidade de resposta local. Nossos militares são bem treinados e preparados para enfrentar as adversidades das queimadas em larga escala,” destacou o coronel Monteiro, comandante-geral do CBMRN.
Caso a situação na fronteira se agrave, mais bombeiros poderão ser enviados, garantindo, ao mesmo tempo, que o efetivo local no Rio Grande do Norte permaneça em número adequado para uma resposta rápida e eficaz às emergências estaduais.