O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN) inicia neste sábado (4), a partir das 7h, a Campanha Praia Segura 2025, que se estenderá até o dia 10 de março. A ação é reconhecida como uma das maiores iniciativas de prevenção de acidentes e afogamentos no litoral brasileiro e tem como foco a conscientização de veranistas e turistas por meio de orientações educativas.
A campanha contará com “blitz educativas” nas estradas de acesso ao litoral sul, em Pium, e ao litoral norte, no Trevo de Estivas. Durante as atividades, panfletos informativos serão distribuídos com dicas e cuidados essenciais para evitar acidentes. Outras iniciativas incluem o projeto “Criança à Vista”, que disponibiliza pulseiras de identificação para crianças em praias de grande fluxo, e o “Turista Legal”, voltado para orientar visitantes em hotéis, pousadas e pontos turísticos sobre os riscos no litoral potiguar.
Criada em 2012, a Campanha Praia Segura tem sido um marco na prevenção de acidentes no Rio Grande do Norte, que recebe anualmente milhares de turistas nacionais e estrangeiros. A edição de 2025 contará com a participação de 100 alunos do Curso de Formação de Praças, que atuarão em conjunto com o efetivo regular do Corpo de Bombeiros em ações educativas e operacionais.
Segundo o Comandante Geral do CBMRN, Coronel Monteiro, a campanha tem sido amplamente aceita pela população e representa uma medida essencial para a segurança no verão. “Esperamos, com essas ações, uma população mais consciente dos riscos no litoral e, consequentemente, mais segura para aproveitar o verão. A Campanha Praia Segura já se consolidou como uma ação necessária e eficaz no RN, com resultados positivos tanto na redução de ocorrências quanto na receptividade das orientações pelos banhistas”, destacou.
A campanha conta com o apoio da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Detran, Idema e Secretaria de Turismo, reforçando a integração entre órgãos para assegurar um verão mais seguro nas praias do estado.