Nesta quarta-feira (4), o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) respondeu a dois graves ataques de abelhas em um intervalo curto de tempo, nas cidades de Areia Branca e Janduís, no oeste do estado.
A primeira ocorrência ocorreu às 14h58 em Areia Branca, quando quatro pessoas foram atacadas por um enxame localizado em um prédio abandonado no centro da cidade. Uma das vítimas teve um quadro mais grave e necessitou de atendimento de urgência, mas seu estado foi estabilizado. Não houve óbitos, e a remoção do enxame foi realizada com sucesso pelos bombeiros.
Poucos minutos depois, uma segunda emergência foi reportada na zona rural de Janduís. Um homem foi atacado por um enxame de abelhas e não sobreviveu às múltiplas picadas. O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) foi acionado para a remoção do corpo.
Desde janeiro de 2024, o CBMRN já atendeu a mais de 2 mil ocorrências relacionadas à captura de abelhas e insetos semelhantes em todo o estado. A corporação alerta a população sobre a importância de identificar a presença de enxames e acionar as autoridades para uma remoção segura, a fim de evitar tragédias semelhantes às ocorridas em Janduís e Areia Branca.