De janeiro a dezembro de 2025, a Neoenergia Cosern realizou mais de 12 mil inspeções no Rio Grande do Norte e desativou 3.281 ligações irregulares de energia elétrica. As ações resultaram na recuperação de aproximadamente 15 milhões de kWh, volume suficiente para abastecer, por 15 dias, os municípios de Macaíba, Currais Novos e São Gonçalo do Amarante, juntos. A energia recuperada poderia atender cerca de 255 mil pessoas nessas três cidades.
As fiscalizações ocorreram em todas as regiões do estado e integraram um conjunto de medidas voltadas à identificação de fraudes, furtos e adulterações de medidores. Segundo a distribuidora, o trabalho combina análise de dados, monitoramento remoto e operações presenciais.
“A Neoenergia Cosern ampliou o investimento em sistemas de inteligência, monitoramento e identificação de fraudes no sistema elétrico em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Além das ferramentas de inteligência, realizamos ações periódicas em campo que visam combater as ligações irregulares. Essas ações são importantes pois reduzem o risco de acidentes provocados pelas fraudes no sistema elétrico”, afirmou Rafael Biondi, supervisor da Neoenergia Cosern.
O furto de energia, conhecido como “gato”, é crime previsto no artigo 155 do Código Penal. A prática inclui fraude, furto ou adulteração de medidores e pode resultar em pena de até oito anos de reclusão. Além da implicação criminal, as ligações clandestinas aumentam o risco de acidentes, incluindo choques elétricos e incêndios, e afetam a qualidade do fornecimento de energia nas áreas onde ocorrem.
A distribuidora informa que as irregularidades também podem provocar oscilações na rede, com impacto direto em imóveis vizinhos, como a queima de eletrodomésticos e interrupções no fornecimento.
A população pode denunciar ligações clandestinas de energia elétrica, de forma anônima e segura, no telefone 116 da Neoenergia Cosern.















































