O Ministério da Gestão e Inovação divulgou nesta quinta-feira (4) o novo cronograma e ajustes no edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). O cartão de confirmação de inscrição, contendo os detalhes sobre os locais de provas, será disponibilizado no dia 7 de agosto. A prova será aplicada em 18 de agosto e os resultados finais serão divulgados até 21 de novembro, com a convocação para posse prevista para janeiro de 2025.
O edital prevê reembolso para candidatos que desistirem da prova na nova data e permite a mudança de local de prova para candidatos com residência no Rio Grande do Sul ou que fariam prova nesse estado devido a problemas logísticos aéreos. As solicitações de reembolso e mudança de local de prova podem ser feitas entre os dias 5 e 7 de julho.
Em resposta à tragédia que afetou o Rio Grande do Sul, o Ministério incorporou medidas para lidar com eventos climáticos extremos. Será criada uma aplicação extraordinária de prova em caso de desastres que inviabilizem a logística para pelo menos 0,5% dos inscritos, garantindo a realização do concurso sem prejuízos para os afetados.
O adiamento do CNPU exigiu a recolha de 18.757 malotes de prova, que foram levados para um local seguro e checados por uma equipe de segurança, confirmando que estavam intactos. A operação foi coordenada pelo MGI em parceria com diversas forças de segurança, incluindo a Senasp/MJSP, Polícia Federal, PRF, Abin, FN, secretarias estaduais de segurança pública, Fundação Cesgranrio e Correios.
Cronograma Completo:
– Solicitação de Reembolso e Alteração de Local de Prova: 5 a 7 de julho.
– Divulgação do Cartão de Confirmação de Inscrição: 7 de agosto.
– Aplicação da Prova: 18 de agosto.
– Disponibilização dos Cadernos de Prova: 18 de agosto, a partir das 21h.
– Divulgação do Gabarito Preliminar: 20 de agosto.
– Divulgação dos Resultados Finais: 21 de novembro.
– Início da Convocação para Curso de Formação: 22 de novembro.
A ministra da Gestão, Esther Dweck, ressaltou a importância do novo cronograma para garantir transparência e previsibilidade aos candidatos: “Nosso objetivo com esse novo cronograma e o edital é dar transparência e previsibilidade para que todos os candidatos possam continuar seus estudos com tranquilidade.”
Para mais detalhes, o cronograma completo está disponível no site do CPNU.