O cantor e compositor Dorgival Dantas, expoente da música regional e conhecido por suas canções poéticas que capturam a essência do amor e da vida nordestina, foi escolhido no último sábado (25) como embaixador do turismo do Rio Grande do Norte. A nomeação foi realizada em uma cerimônia no gabinete da governadora Fátima Bezerra, no Centro Administrativo.
Dorgival Dantas, natural de Olho D’Água dos Borges, cidade conhecida como a Cidade do Forró, será responsável por promover as belezas naturais e a cultura do estado em suas apresentações e atividades.
A governadora destacou a importância de unir turismo e cultura e reconheceu o papel do cantor em representar as raízes culturais do Rio Grande do Norte. “O Estado entende o bom sentido de promover o turismo em sinergia com a cultura, porque não dá para separar turismo da cultura. Isso é fato, e para nós é um motivo de muita alegria ter você como embaixador do Turismo, da cultura no Rio Grande do Norte. Que possa se empoderarcada vez mais, para que não só o Rio Grande do Norte, o Nordeste, o Brasil, mas inclusive o mundo conheça o seu talento”, declarou a governadora Fátima Bezerra, entregando ao cantor e compositor a bandeira do Rio Grande do Norte, que vai carregar nos seus shows e nas suas atividades.
Raoni Fernandes, diretor-presidente da Emprotur (Empresa Potiguar de Promoção Turística), ressaltou que a escolha de Dorgival Dantas se deve à sua capacidade de representar as raízes culturais do estado e ao impacto positivo que ele pode trazer ao turismo local. “O Rio Grande do Norte só tem a crescer com isso, tanto na imagem externa quanto na autoestima do próprio potiguar, que se sentirá mais representado”, comentou Raoni.
Emocionado, Dorgival Dantas agradeceu a nomeação e destacou seu compromisso com o estado: “Qualquer coisa que eu possa fazer para ajudar o estado, farei com toda a minha dedicação. Peço a Deus que me dê inteligência para cumprir bem meu papel”, disse o cantor.
A governadora Fátima Bezerra destacou a importância simbólica da escolha de Dorgival Dantas, vindo de uma origem popular, quebrando paradigmas históricos. “Estamos quebrando o paradigma, você sabe disso, porque historicamente esse lugar sempre foi ocupado pelos representantes das famílias tradicionais, daqueles que tinham muito poder econômico, e pela primeira vez, depois de cinco décadas, chega a esse posto uma pessoa de origem popular”, afirmou a governadora.
Dorgival Dantas, nascido em 5 de janeiro de 1971, aprendeu a tocar acordeom com seu pai aos 14 anos. Em sua carreira, teve inúmeras canções gravadas por artistas e bandas famosas, além de músicas presentes em trilhas sonoras de diversas novelas brasileiras. Ele também participou do longa-metragem “Shaolin do Sertão”, exibido nos cinemas em 2016.