Os proprietários de veículos zero km no Rio Grande do Norte podem realizar o emplacamento 100% digital por meio do Portal de Serviços do Detran/RN, sem sair de casa. O serviço, disponível desde dezembro de 2023, facilita o processo para pessoas físicas e jurídicas, mas ainda tem baixa adesão: menos de 13% dos veículos novos emplacados entre dezembro de 2023 e outubro de 2024 utilizaram essa modalidade.
Segundo dados da Subcoordenadoria de Informática do Detran, dos 41.479 veículos zero km emplacados nesse período, apenas 5.164 foram registrados pelo sistema digital. A maioria dos proprietários optou pelo processo tradicional, muitas vezes pagando terceiros para realizar o serviço, que pode ser feito gratuitamente de forma online.
O emplacamento digital oferece vantagens como a prioridade na auditoria veicular para emplacamentos de pessoas físicas e um processo mais ágil e seguro. O Detran/RN reforça a importância de não compartilhar dados pessoais, como login e senha, garantindo a privacidade do usuário ao acessar o Portal de Serviços.
Passo a passo para o emplacamento digital:
- Acesse o Portal de Serviços do Detran e faça login com CPF e senha.
- Clique em Veículo > Primeiro Emplacamento > Abrir processo de Primeiro Emplacamento.
- Insira os dados solicitados (documento do proprietário, chassi do veículo e chave de acesso da nota fiscal).
- Atualize seu cadastro e anexe os documentos em PDF (identificação pessoal, comprovante de residência e nota fiscal do veículo).
- Após confirmar os dados, gere o processo e siga as orientações para o pagamento da taxa de registro de veículos e a primeira cota do IPVA.
- Finalizado o processo, o CRV será emitido e o proprietário poderá escolher uma empresa credenciada para a confecção da placa.
A taxa de primeiro registro de veículos é de R$ 100 para veículos sem financiamento e R$ 154 para financiados.