As empresas beneficiadas pelo Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte (PROEDI) são responsáveis pela geração de 46.784 empregos, o que representa 56% dos postos de trabalho formais no setor industrial do estado, que totalizam cerca de 83 mil vagas. Esses dados estão presentes na 1ª edição do Boletim PROEDI, publicado na quarta-feira (25) pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), com os principais indicadores do programa até julho de 2024.
O PROEDI, que atualmente beneficia 295 empresas, tem desempenhado um papel fundamental no estímulo ao desenvolvimento industrial no RN, oferecendo isenções e reduções tributárias em troca da geração de empregos, investimentos e avanços tecnológicos. O boletim destaca o aumento significativo de empresas beneficiadas desde 2019, quando o programa contava com 115 participantes.
O documento também evidencia a distribuição de empregos gerados pelo PROEDI em diferentes setores da indústria, com destaque para a indústria alimentícia (14.917 vagas), têxtil (12.403), de transformação (5.308) e química e bioquímica (4.570).
Além da criação de empregos, o programa tem contribuído para o fortalecimento da economia local, aumentando a circulação de renda, consumo e estimulando setores secundários, como serviços e comércio.
A íntegra do Boletim PROEDI está disponível no site da SEDEC.