O primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo (13). Os candidatos vão responder 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas, além de fazer a prova de Redação.
A dissertação argumentativa é uma das partes mais importantes da avaliação, e sua nota pode variar de 0 até 1000 pontos. A redação é analisada a partir de cinco competências, cada uma valendo 200 pontos.
- Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
- Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
- Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
- Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
- Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
O professor Lucas Vinicius, mestre em Ciências da Linguagem, dá dicas de como fazer um bom texto e se sair bem na prova. Uma das sugestões dele é assim que vir o tema, anotar o que souber a respeito dele.
“Primeiramente, deve-se lembrar que existe uma estrutura básica para a elaboração dessa redação, que se caracteriza como um texto dissertativo-argumentativo. Além disso, a mobilização dos repertórios socioculturais estudados durante o ano e durante a vida escolar são fatores que ajudarão a organizar os argumentos durante todo o texto. Por essa razão, assim que vir o tema, anotar ideias, autores, músicas, filmes que surgem à mente é importante demais”, explica Lucas Vinicius.
É importante considerar também a parte gramatical, como pontuação, concordância e ortografia. Lucas Vinicius também ressalta a necessidade de se atentar a possíveis erros que possam zerar a redação.
“Além de desenhos, uso de impropérios (como palavrões) e assinatura do próprio nome, chamo atenção para a fuga ao tema. Para não fugir nem tangenciar a temática proposta, é importante que o aluno tenha muita atenção às palavras-chave que compõem a proposta da redação. Todas essas palavras devem aparecer no decorrer do texto de todos os alunos”, pontua o professor.
Para cumprir os requisitos da prova, o candidato deve elaborar uma proposta de intervenção para o problema apresentado, respeitando os direitos humanos.
O TEMA DA REDAÇÃO
O tema da redação do Exame é uma das maiores expectativas para quem vai fazer o Enem. Para este ano, o professor Lucas Vinicius aposta em temas voltados para a área de tecnologia, além de problemas sobre educação, saúde e meio ambiente, impactados pela pandemia de Covid-19.
“Acredito que esse ano o tema volta a trabalhar a área da tecnologia, principalmente voltada para a segurança pessoal (como a segurança informacional dos aparelhos celulares). Além disso, problemas da educação e da saúde, evidenciados pela pandemia do COVID-19, podem ser abordados. Por fora, corre temas do eixo ambiental, o qual faz tempo que não é trabalhado na prova de redação do ENEM. Então, é interessante que os alunos preparem repertórios e argumentos para essas áreas que são bem cotadas para serem tratadas”, fala Lucas.