Para quem vai realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no próximo domingo (13), conhecer a estrutura das provas elaboradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) pode fazer diferença na hora de responder as questões. O TCM Notícia conversou com Teresa Gurgel, mentora de Enem, que deu dicas de estratégias para realização da prova.
As perguntas do Enem são divididas em três partes, a partir do nível de dificuldade: fáceis, médias e difíceis. A mentora explica que na avaliação, as questões mais fáceis valem mais pontos do que as mais difíceis.
“Pro Enem vale mais que você acerte as questões fáceis. Quando você acerta muitas questões difíceis e erra essas questões fáceis, é subentendido um chute. Então, você recebe menos pontos do que você receberia se você tivesse acertado mais fáceis do que difíceis”, explica Teresa Gurgel.
A ordem em que o candidato responde o exame também pode ser um diferencial. A dica da mentora é no primeiro dia começar pela redação, para evitar que o cansaço ou a insegurança atrapalhem a elaboração do texto. Em seguida, a sugestão é começar a responder as questões objetivas pela prova que você tem mais facilidade, e ler as perguntas na sequência, priorizando responder as que considera mais fáceis, deixando as mais difíceis para responder no final.
“Você pode ler na sequência, mas não insista nas questões que você não está sabendo responder. Pule. Por quê? Aquela questão de média difícil não tem sentido você responder naquela hora, porque você tem que gastar a sua energia e o seu tempo inicial com as questões fáceis”, sugere a mentora.
Outro fator importante que pode ajudar o candidato a administrar melhor o tempo é maneira como se lê a prova. Teresa explica que o Enem tem uma estrutura de questão obrigatória, onde todas as perguntas tem um texto de apoio, um comando, e as alternativas. O foco deve ser no comando, em entender o que a questão pede, por isso a dica é ver primeiro essa parte, para já ler o texto sabendo o que se procura.
“Uma dica de otimizar o tempo é ir pro comando. Primeiro ler primeiro que a questão está me pedindo. Por quê? Porque lendo primeiro comando, eu volto pro texto já sabendo o que eu estou procurando. Se eu começo pelo texto e vou pro comando depois, muito possivelmente eu vou voltar pro texto. Então vou ler duas vezes uma coisa que poderia ter sido lida uma”, diz Teresa Gurgel.
Mesmo com as dicas, a mentora afirma que é importante que o participante confie no que estudou nos últimos meses e siga as estratégias a partir do que ele já vem treinando.