Em nota, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER-RN) disse estar aguardando o volume da água que atingiu o município de Caraúbas reduzir para dar início as ações de restauração do trecho da RN-117 que cedeu nesse domingo (09), após as fortes chuvas registradas na região.
Segundo o DER-RN, uma equipe técnica foi enviada ainda ontem para avaliação preliminar da situação da RN que interliga Caraúbas e Olho D’Água dos Borges. Uma sinalização informando a interdição da rodovia nas saídas dos dois municípios foi instalada. A orientação é que a população desvie da RN-117 fazendo uso da BR-405, BR-226 ou ainda passando por dentro de Caraúbas.
“Ainda não houve a redução necessária do volume de água para que uma análise mais aprofundada possa ser feita, mas a equipe técnica do DER-RN já deu início à avaliação topográfica”, diz o DER.
Ainda no comunicado, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN) e o DER-RN ressaltaram que “o trecho não apresentava nenhum problema anterior e que o dano foi causado de forma inesperada pelo grande volume de chuva na região – acima de 160 mm, segundo informações do município de Caraúbas”. Para a recuperação do trecho a SIN e o DER-RN farão um contrato emergencial e as obras serão realizadas assim que as condições climáticas permitirem.
Segundo o Departamento, a equipe vai retornar ao local na manhã desta terça-feira (11) para, caso o volume de água tenha reduzido, fazer um levantamento sobre as ações para a reestruturação do trecho.