O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran), por meio da Escola Pública de Trânsito (EPT), abriu as inscrições para o curso especializado de qualificação e atualização de profissionais em mototáxi e motofrete, destinado ao público em geral.
A capacitação é obrigatória para os profissionais que atuam ou começarão a trabalhar como motofretistas ou mototáxis, de acordo com a resolução CONTRAN 930/2022.
Os Cursos Especializados ministrados pela EPT/RN possuem uma carga horária de 30 horas/aula subdivididas em três módulos, sendo 20 horas/aula de Módulo básico, 5 horas/aula voltadas ao Módulo de conhecimentos específicos e 5 horas/aula do Módulo voltado para a prática de pilotagem profissional. Os Cursos de Atualização terão uma carga horária de 10 horas/aula, sobre as disciplinas dos Cursos especializados, abordando preferencialmente, as atualizações na legislação, a evolução tecnológica e estudos de casos.
Aos profissionais que queiram exercer as atividades de motofretista e de mototaxista, é exigido que atendam às normas legais de trânsito e aos requisitos e normas estabelecidos no Edital, disponível no site oficial do Detran/RN, no endereço http://www.detran.rn.gov.br.
De acordo com o Coordenador da Escola Pública de Trânsito, Felipe Barreto, para participar do curso de motofretista, o profissional deve ter mais de 21 anos e Habilitação na categoria A (motos) há, pelo menos, dois anos, além de não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir ou cassação da Carteira Nacional de Habilitação.
“O candidato precisa ter Atividade Remunerada na CNH e estar com processo aberto no Detran para solicitação de Renovação de CNH ou solicitação de Alteração de Dados, ambos inserindo o Curso de Qualificação ou Atualização, conforme necessidade de cada indivíduo, além de apresentar alguns documentos pessoais durante a inscrição”, explica o Coordenador da EPT/RN.
A inscrição presencial é feita na EPT/RN, na sede em Natal, ou nas unidades de Mossoró, Currais Novos e Caicó. O curso de qualificação tem o custo de R$ 180 e a atualização de 10 horas-aula será R$60. Os dias e horários dos cursos serão informados aos interessados mediante preenchimento das turmas. A primeira turma está confirmada para iniciar no dia 18 deste mês.