Através de vídeo nas redes sociais, estudantes da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) denunciaram a situação dos Restaurantes Universitários nos Campi de Mossoró, Angicos e Caraúbas.
De acordo com a coordenadora geral do Diretório Central do Estudantes (DCE) da Ufersa, Karydja França, nos últimos dias os alunos do Campus de Mossoró que se alimentam nos restaurante registraram a má qualidade da comida, como a presença de moscas e larvas, além de carnes cruas.
“A pauta do RU é recorrente na UFERSA. Apesar das denúncias para as Pró-reitorias e para a vigilância sanitária, o quadro geral segue o mesmo: descaso com a alimentação dos estudantes. Dentre os casos desse ano, podemos citar as infecções intestinais há alguns meses, a presença de proteína crua, mosca frita e outros objetos sendo distribuídos durante o serviço”, diz a coordenadora.
Além da qualidade da comida, outro problema que tem sido recorrente é o atraso para servir as refeições nos campi de Angicos e Caraúbas. Segundo Karydja, os fornecedores que são terceirizados não estão sendo pagos, e por isso, se negam a levar os insumos para a Universidade. “O caso de Angicos, em especial, é mais grave, uma vez que os fornecedores e terceirizados não estão sendo pagos pela empresa. A fila já estava enorme e muitos estudantes voltaram pra casa ou procuraram outro local para se alimentar antes do início das aulas do turno vespertino”, conta.
Essa não é a primeira vez que os alunos denunciam a alimentação ofertada na Universidade, em janeiro desse ano cerca de 80 alunos da Ufersa de Pau dos Ferros tiveram quadro de intoxicação alimentar após almoçar no RU do Campus.
O TCM Notícia buscou a Ufersa para falar sobre a situação. Segundo o Pró-reitor de Assuntos Estudantis, Júlio César, a “alimentação servida aos nossos estudantes é de excelente qualidade, a produção é acompanhada por três nutricionistas, fiscalizada rotineiramente pela vigilância sanitária e todas as denúncias são apuradas com muito rigor”.
Ainda de acordo com Júlio César, a orientação é que os estudantes formalizem as reclamações na Ouvidoria da Universidade. “Todas as manifestações são respondidas e as providências são adotadas com muito rigor, como notificação, aplicação de glosa, multa, e até a rescisão contratual”, disse o Pró-reitor.
Júlio César afirmou também que o Restaurante Universitário de Mossoró passou por inspeção sanitária neste mês de abril, onde não foram encontradas irregularidades.
Segundo o DCE, a solução desejada é a abertura de uma nova licitação “para que as empresas que hoje gerenciam os Restaurantes não consigam ter o vínculo renovado”.
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