Com 95 anos de vida, Dona Severina, conhecida carinhosamente como “Tozinha”, convive com o Alzheimer há quase seis anos. Moradora do Sítio Barbosa, na Zona Rural de Antônio Martins, ela vem enfrentado os desafios da doença ao lado da filha, Elienice Almeida.
Como forma de amenizar os impactos na memória, Elienice precisou se aprofundar sobre o problema, com o suporte de assistência médica especializada. Ao longo dessa jornada, recheada de desafios e ressignificações, o laço entre as duas foi ficando cada vez mais forte e foi parar na internet.
Segundo a filha, Dona Tozinha sempre gostou de ser fotografada. Com a doença, ela decidiu criar uma página nas redes sociais voltada para o registro da rotina da mãe e o compartilhamento de situações do cotidiano. Segundo Elienice, a experiência tem se tornado uma terapia diária para Dona Tozinha.
Intitulada @alzheimer_aprendendo_juntas, a página no Instagram atualmente possui mais de 33 mil seguidores e vídeos que já ultrapassaram as 160 mil visualizações.
Conheça um pouco mais sobre a essa história na reportagem de Emanuela de Sousa e Lucena Filho.