Com informações do Governo do Estado
Em 2024, a instalação de novos sistemas bateu recordes, com 29.651 usinas de energia limpa instaladas entre janeiro e dezembro. Nesse período, o setor registrou crescimento de 61,4%. O Boletim de Geração Distribuída foi divulgado nesta quarta-feira (05) pela Secretaria do Estado de Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação do RN.
Todos os sistemas de geração distribuída instalados no Estado em 2024 são provenientes de fonte solar. Neste período o estado foi responsável pela implantação de 3,8% de todos os sistemas instalados no país, o que corresponde a 2,7% da potência total instalada.
A classe residencial lidera o número de sistemas instalados no estado, correspondendo a aproximadamente 88,93% do total. Em segundo lugar está a classe comercial, com 7,50%, enquanto a classe rural ocupa a terceira posição, com 2,96% das instalações.
Em 2024, Natal e Mossoró mantiveram-se como os municípios com maior potência instalada, repetindo o cenário de 2023. Natal liderou com 37.712 Kw de potência instalada, seguido de perto por Mossoró, com 37.558 Kw, além deles, Parnamirim, Caicó, São Gonçalo do Amarante, Apodi, Extremoz, Baraúna, Macaíba e Assú integram o ranking dos dez municípios com maior potência instalada do ano que passou.