Uma equipe do Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB-UERN) encontrou um golfinho encalhado na manhã de domingo (4) em uma praia de Galinhos, na Costa Branca do RN. O animal foi resgatado por pesquisadores do projeto.
O golfinho era uma fêmea adulta da espécie golfinho-nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus), medindo 2,79 m de comprimento total. Foi encontrado pela equipe do PCCB-UERN às 07:30 da manhã na faixa de areia da praia da Fazenda em Galinhos/RN.
A equipe de biólogos e veterinários do projeto avaliaram o indivíduo e o submeteram ao tratamento de suporte emergencial no local. Foi realizada biometria completa e coleta de materiais biológicos para realização de exames.
De acordo com a equipe, o animal apresentava boas condições físicas e estava muito ativo e responsivo, vocalizando bastante e com bons movimentos de propulsão de nadadeira caudal, além de reflexos motores bem preservados. O golfinho foi devolvido ao mar.
O que deve ser feito ao encontrar um animal encalhado?
O PCCB-UERN ressalta que caso alguém se depare com um animal vivo como esse encalhado na praia, é muito importante manter o silêncio e evitar transitar no campo de visão do animal.
Animais marinhos não são acostumados com pessoas e podem se estressar facilmente, acarretando uma piora no seu quadro ou mesmo causar a morte do indivíduo.
Algumas ações que podem ajudar é fazer sombra no animal com sombrinhas, guarda-sol ou tendas; assim como cobrir o animal com panos úmidos mantendo seu corpo constantemente molhado. Mas atenção, ao fazer isso certifique-se de não cobrir os orifícios respiratórios dos animais, no caso dos golfinhos a respiração ocorre por meio de uma abertura no topo de sua cabeça.