Um levantamento feito pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostrou que os golpes virtuais no Rio Grande do Norte subiram 165% em 2024, em relação ao ano anterior. Esse foi o maior crescimento percentual desse tipo de crime em todo país.
De acordo com a pesquisa, a cada 100 mil habitantes, 145,3 sofreram algum tipo de golpe, sendo a segunda maior taxa do Nordeste e a décima maior do Brasil.
Santa Catarina foi o estado com o maior número de golpes por 100 mil habitantes, com uma taxa de 903,8. Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo não possuem dados.
O estelionato previsto no art. 171 do Código Penal passou a incluir, a partir de 2021, as modalidades de fraude eletrônica, tipificadas nos parágrafos 2º-A, 2º-B e 3º do mesmo artigo. As penas para este tipo de crime são de 4 a 8 anos de reclusão.
A Polícia Civil do RN inaugurou, em fevereiro deste ano, a Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC). A unidade foi criada para investigar delitos como fraudes eletrônicas, invasão de dispositivos informáticos, estelionato virtual, disseminação de conteúdos ilícitos e crimes contra a propriedade intelectual.


















































