A população de Governador Dix-Sept Rosado celebrou, na sexta-feira (27), a inauguração de um trecho de adutora Apodi-Mossoró. Com captação no sítio Carrasco, em Apodi, o novo sistema conta com 43 quilômetros de extensão e capacidade de produzir até 120 mil litros de água por hora. Já em operação, o sistema é responsável por abastecer 70% do município, reduzindo drasticamente a dependência do antigo poço rural, cuja vazão diminuiu ao longo dos últimos anos.
“Desde que assumi, disse ao nosso presidente da Caern, Roberto Sérgio, que não sairia do governo sem resolver o problema de água de Dix-Sept Rosado e de Mossoró. Hoje, estamos aqui cumprindo esse compromisso. Estamos triplicando a oferta de água, que saltou de 40 para 120 mil litros por hora. Água é fundamental, e o nosso povo merece e precisa desse investimento”, declarou a governadora Fátima Bezerra, que anunciou, durante o evento, que a Caern deu início aos estudos técnicos para levar o abastecimento também para a comunidade de Chico Rêgo.

“A água que chega agora às casas é uma água mineral, que vai mudar radicalmente a qualidade de vida das pessoas. É um momento único para Governador Dix-Sept, um benefício trazido pelo Governo, em parceria com o Governo Federal, que deixará o antigo poço como uma complementação do sistema”, acrescentou o presidente da Caern, Roberto Sérgio Linhares.

Enquanto Governador Dix-Sept Rosado celebra sua nova realidade, as obras no trecho principal da Adutora Apodi-Mossoró seguem em várias frentes. No município de Apodi, avança a construção da infraestrutura de urbanização na área dos sete poços que enviarão água para Mossoró.
Às margens da BR-405, a Estação Elevatória de Água 3 está sendo erguida, assim como o reservatório no bairro Bela Vista, em Mossoró, que armazenará a água recebida. A instalação de equipamentos como ventosas e descargas na tubulação está em fase de finalização. Em Mossoró, 95% das adutoras internas, instaladas com método não destrutivo para minimizar o impacto no trânsito, já estão concluídas.
Esta fase da Adutora Apodi-Mossoró representa um investimento de R$ 82 milhões, com previsão de entrada em testes no segundo semestre de 2025.

Atendendo a um pleito da população, a governadora anunciou durante o evento que a Caern deu início aos estudos técnicos para levar o abastecimento também para a comunidade de Chico Rêgo.
Um sonho de décadas que se torna realidade
O presidente da Caern, Roberto Sérgio Linhares, destacou que a obra é um anseio antigo da população e o dia de hoje representa um marco histórico para o município.
“Esta adutora era um sonho de mais de uma década que hoje se torna realidade, trazendo segurança hídrica para todos. E não estamos falando apenas de quantidade. A água que chega agora às casas é uma água mineral, que vai mudar radicalmente a qualidade de vida das pessoas. É um momento único para Governador Dix-Sept, um benefício trazido pelo governo da senhora, em parceria com o Governo Federal, que deixará o antigo poço como uma complementação do sistema”, afirmou o presidente.
Adutora Apodi-Mossoró
Você precisa fazer login para comentar.