A redação do Jornalismo TCM recebeu de internautas imagens das rodovias estaduais RN-016 e RN-404 completamente tomadas por buracos. “RN-404 liga o Vale do Açu à praia de Pedra Grande que é fronteira com Ponta do Mel. Há mais de 5 anos essa estrada está abandonada pelos órgãos públicos. É uma rota turística e de belas paisagens”, relata o morador Antoni Alencar.
Por meio de nota divulgada à imprensa, o Governo do Estado anunciou que as duas RNs estão dentro das prioridades do investimento de R$ 62 milhões anunciado para a recuperação das estradas do Rio Grande do Norte.
De acordo com o texto, a Secretaria Estadual de Infraestrutura (SIN) e o Departamento de Estradas e Rodagens do RN (DER/RN) assinaram, na quarta-feira (5), um total de sete contratos relativos à obras de conservação de rodovias em todo o Estado.
“Há um planejamento do Governo do RN para a recuperação da malha rodoviária do nosso Estado. Que começa com a conservação dos casos urgentes, passa pela restauração de trechos críticos e culmina em obras de maior complexidade – como a construção de novas estradas e requalificação com aumento de capacidade de rodovias já existentes – para as quais já temos os projetos prontos”, informou Gustavo Coelho, Secretário da Infraestrutura.
A previsão é que as obras comecem a partir de julho e, assim como na primeira etapa, todos os sete distritos rodoviários do Estado serão contemplados. O investimento total será de R$ 150 milhões entre 2023 e 2024, com recursos do próprio Governo estadual. Já a terceira fase contará com aporte de recursos federais e compreende a implantação de novas rodovias, além da readequação e do aumento da capacidade de rodovias já existentes.
Confira as rodovias que serão atendidas pela recuperação:
I DR (sediado em Mossoró): RN-117 (Mossoró – Caraúbas – Olho d’Água dos Borges); RN-015 (Mossoró – Baraúna – Divisa RN/CE); RN-016 / RN-404 (Entroncamento BR 404 – Assú – Carnaubais – Porto do Mangue).
II DR (sediado em Caicó): RN-118 (Caicó – São João do Sabugi – Ipueira – Divisa RN/PB); RN 041 (Currais Novos – Lagoa Nova); RN 086 (Parelhas – Equador – Divisa RN/PB); RN 288 (Caicó – Acari).
III DR (sediado em João Câmara): RN 221 (Guamaré – Macau); RN 023 (Touros – João Câmara); RN 120 (João Câmara – Bento Fernandes – Entrocamento BR 304);
IV DR (sediado em Nova Cruz): RN 023 (BR 226 – Lajes Pintadas); RN 093 (Sítio Novo – Passa e Fica); RN 120 (Serra Caiada – Santo Antônio).
V DR (sediado em Natal): RN 064 (Santa Maria – Ceará-Mirim); RN 312 (Macaíba – Igreja Nova); RN 002 (Georgino Avelino – Entroncamento BR 101); RN 313 (Entroncamento BR 101 – Pium); RN 063 (Tabatinga – São José de Mipibu).
VI DR (sediado em Pau dos Ferros): RN 177 (São Miguel – Encanto – Pau dos Ferros); RN 079 (Alexandria – Marcelino Vieira – Entrocamento BR 405); RN 117 (Serrinha dos Pintos – Martins – Umarizal – Olho d’Água dos Borges – Umarizal – Itaú).
VII DR (sediado em Santana do Matos): RN 263 (Angicos – Afonso Bezerra – Pedro Avelino); RN 118 (Macau – Pendências – Alto dos Rodrigues – Ipanguaçu – São Rafael – Jucurutu).
Segundo o Governo do Estado, o cronograma das obras irá se adequar às condições climáticas, respeitando os limites impostos pelo período de chuvas.
Confiras imagens enviadas pelo internauta: