O Governo do Rio Grande do Norte realizou, na tarde de terça-feira (6), a primeira entrega de viaturas, equipamentos e armamentos de 2024 para o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar.
Foram entregues um total de 82 viaturas, incluindo uma lancha para salvamentos e resgates, e 106 armas de grosso calibre para a Polícia Militar.
Os recursos foram adquiridos por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Fundo de Reaparelhamento do CBM, contrapartida do Estado, além de emendas parlamentares.
A entrega representa um investimento de aproximadamente R$ 22 milhões em veículos e armamentos. Segundo o Governo, esses números não incluem os recursos provenientes do Ministério da Justiça e Segurança Pública. No ano anterior, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) já havia recebido mais de 300 veículos.
De acordo com o Governo do RN, o Corpo de Bombeiros Militar está recebendo um total de 29 veículos e uma lancha. Já a Polícia Militar está recebendo 20 novos veículos, além de 91 fuzis e 15 metralhadoras. Para a Polícia Civil, chegaram 33 novos veículos, entre eles, alguns caracterizados e outros descaracterizados.
Equipamentos, Veículos e Armamentos
Para o Corpo de Bombeiros Militar, por meio do Fundo de Reaparelhamento do CBM (FUNREBOM), estão sendo recebidas 12 picapes para operações, três sedãs Corolla, quatro picapes para logística, oito SUVs Renegade para inspeção e uma lancha com cabine que atuará no patrulhamento aquático, em operações e no apoio aos guarda-vidas. Além disso, por meio da emenda parlamentar da deputada federal, Natália Bonavides, foram adquiridos dois veículos tipo hatch.
Já a Polícia Civil, com recursos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, foram destinados 23 caminhonetes caracterizadas, dois sedãs descaracterizados, três caminhonetes descaracterizadas e uma caminhonete também descaracterizada. Por meio da emenda parlamentar de Carla Dickson foram adicionados mais três sedãs descaracterizados.
No caso dos equipamentos entregues à Polícia Militar, através do Ministério da Justiça e Segurança Pública, foram adquiridos 12 SUVs Duster (locados) e seis caminhonetes caracterizadas. Com emendas parlamentares dos deputados federais, Benes Leocádio e Rafael Mota, foram obtidos 91 fuzis e 15 metralhadoras. Além disso, o deputado estadual, George Soares, disponibilizou dois SUVs Duster.