A governadora Fátima Bezerra deu posse nessa segunda-feira (18) aos novos integrantes do Conselho Estadual de Habitação de Interesse Social (CEHIS) e do Conselho Gestor do Fundo Estadual de Habitação de Interesse Social (FEHIS). As duas entidades têm a função de atuar juntas no planejamento e implementação de políticas habitacionais no estado, para a construção de unidades habitacionais destinadas aos menos favorecidos.
O mandato dos conselheiros é de dois anos. A secretária de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Íris Oliveira, preside o CEHIS e o adjunto da SETHAS, Adriano Gomes, presidirá o FEHIS. “É nos conselhos que vocês vão saber quanto de dinheiro vai ter no Fundo Estadual de Habitação. É nos conselhos onde vocês vão definir as diretrizes, os programas, os planos”, ressaltou a governadora Fátima Bezerra.
Antes das assinaturas dos termos de posse, o conselheiro José Vanilson Torres falou sobre a expectativa de atuação no órgão. “Voltamos a ter possibilidades reais de termos nossa moradia digna, enquanto direito constitucional. E este conselho vai nos dar possibilidades reais desta construção coletiva”, disse.
O CEHIS é composto por 14 membros, representando o Governo do Estado, a Caixa Econômica Federal, universidades, a Federação das Indústrias (FIERN) e movimentos populares. Já o FEHIS é ligado à Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS), e tem natureza contábil e financeira, gerenciando os recursos orçamentários dos programas habitacionais e sociais.