Iniciada nessa segunda-feira (28), a greve dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Rio Grande do Norte alterou o funcionamento dos serviços prestados à população nas unidades do órgão em todo o estado.
Segundo a categoria, devido à mobilização, alguns serviços foram suspensos, como auditoria, vistoria veicular, prova teórica e exame prático. Já a abertura de processos de veículos e a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) continuam funcionando em regime parcial.
Os servidores reivindicam o aumento do auxílio-alimentação, autonomia administrativa e financeira para o Detran-RN, o fim das terceirizações, a implantação do Programa de Incentivo à Qualificação (PIQ), a adoção de pisos salariais profissionais, além da atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), com reenquadramento e reconhecimento das atribuições.
A paralisação foi aprovada em assembleia realizada no dia 22 de julho pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN (Sinai-RN).
Está agendada para o dia 31 de julho uma reunião entre representantes do sindicato e do Governo do Estado para uma nova rodada de negociações.