Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN) iniciaram nesta segunda-feira (17), uma greve em todo o estado.
O Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN (Sinai-RN) cobra o cumprimento de parte de um acordo relativo ao auxílio alimentação, além da realização de concurso público na autarquia e o fim do processo de terceirização no órgão.
Em Mossoró, a paralisação afetou de forma integral os setores de vistoria veicular e a realização das provas teóricas. Os demais serviços, incluindo os testes práticos, estão funcionando de forma parcial na sede do órgão.
Além do Ato Público, está agendada uma audiência com o Secretário de Administração do Governo do Estado, Pedro Lopes, para às 10h. Em seguida, a categoria realizará uma nova assembleia para avaliar o resultado da reunião com o Governo.
Por meio de nota enviada recentemente à imprensa, a Secretaria de Estado da Administração (Sead) afirmou que o Governo do RN não firmou qualquer tipo de compromisso com relação a reajustar o auxílio-alimentação dos trabalhadores do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) no mês de janeiro.
Segundo o Governo, conforme ofício expedido ao Detran em 04 de fevereiro, a Sead explicou que as negociações sobre esse assunto somente vão ocorrer no mês de junho, mês que projeta ter condições de elaborar estudo e, se possível, apresentar proposta a categoria ou até mesmo se manifestar pela impossibilidade de atendimento do pleito.
A nota também afirma que, neste momento, o Estado não tem qualquer condição de propor reajuste nos valores no auxílio-alimentação dos servidores devido às dificuldades financeiras decorrentes da aplicação a partir de janeiro de 2024 até março de 2025 da modal de 18% do ICMS, que ocasionará uma perda estimada de receita de R$ 1 bilhão no período.