O Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró/RN, está conseguindo acelerar os resultados de seus exames laboratoriais através de um processo de automação aplicada para identificação de microrganismos. De acordo com o Governo do RN, a medida é pioneira na Região Oeste do Estado.
Os sistemas automatizados têm sido cada vez mais utilizados na rotina dos exames realizados nos laboratórios de microbiologia clínica, principalmente naqueles que processam um grande volume de amostras diariamente, visto que podem aprimorar o fluxo de trabalho, diminuir o tempo e os custos, além de permitir uma maior precisão na identificação dos microrganismos.
Ao acelerar os resultados microbiológicos, como isolamento e identificação dos principais microrganismos epidemiologicamente relevantes, é possível proporcionar ao médico as escolhas mais apropriadas no uso dos antibióticos. Assim, os pacientes podem reagir mais rápido e ter alta em menos tempo, minimizando sua permanência no hospital e diminuindo a emergência de infecções hospitalares, especialmente por bactérias mais resistentes.