O Instituto de Desenvolvimento Educacional Cultural e Assistencial (Idecan), responsável pela execução do concurso público da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern), acatou a solicitação da Comissão Central do Concurso e vai abrir período para impugnação das bancas avaliadoras das provas discursivas do concurso docente.
O novo cronograma consta no Aditivo nº 07, ao Edital n° 01, de 5 de janeiro de 2024, que rege o concurso docente. O aditivo será publicado no Jornal Oficial da Fuern (Jouern) desta quarta-feira (12).
Os candidatos poderão solicitar a impugnação na área do candidato, nos dias 13 e 14 de junho. O resultado dos pedidos de impugnação está previsto para o dia 20 de junho e a divulgação das bancas examinadoras preliminares para o dia 7 de julho. Será aberto novo período de impugnação da banca preliminar nos dias 3 e 4 de julho. A publicação da banca definitiva deve ocorrer no dia 11 de julho.
O resultado preliminar da avaliação das provas discursivas (das bancas impugnadas) está previsto para o dia 1° de agosto de 2024. Os candidatos poderão entrar com recurso contra o resultado preliminar nos dias 2 e 3 de agosto e o resultado definitivo deve ser publicado no dia 14 de agosto. O aditivo traz ainda a previsão da publicação do Edital de convocação para a prova de desempenho didático no dia 19 de agosto.
O Idecan abriu a solicitação após professores da Uern se reunirem na terça-feira (11) para debater as inconsistências da banca examinadora do concurso.
A Associação dos Docentes da Universidade (Aduern) realizou uma assembleia na tarde desta terça (11) onde apontou denúncias sobre falta de informações adequadas das bancas avaliadoras estabelecidas pelo Idecan. Os professores avaliaram pedir a anulação do concurso, mas a maioria presente decidiu por rejeitar a proposta e aguardar o andamento do concurso.