O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn) está investigando a morte de 35 animais de uma localidade na zona rural de Jucurutu, no Seridó Potiguar.
De acordo com Glória dos Santos, uma das proprietárias dos animais, eles começaram a perceber o fato no domingo (12). “Começou no domingo pela manhã. Meu esposo chegou no curral e tinha bezerro morto. Foi morrendo todo dia algum. Vaca, bezerro, garrote, cavalo, ovelha e carneiro. Os animais pararam de morrer na terça-feira (14) pela manhã”, disse Glória ao TCM Notícia.
Na terça (14), a Secretaria Municipal de Agricultura de Jucurutu e técnicos do Idiarn estiveram no sítio para colher amostras e realizar exames para identificar a causa dos óbitos.
“Colheram partes dos alimentos que os animais estavam comendo, fizeram exame de sangue no animal vivo que estava com os sintomas e colheram partes dos animais mortos e levaram para o laboratório”, contou a produtora.
Segundo Glória dos Santos, os animais apresentaram diarreia, tremores e recusaram alimentação. A produtora aguarda os resultados dos exames do Instituto.