Segundo dados do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), que monitora os reservatórios responsáveis pelo abastecimento das cidades potiguares, as reservas hídricas do estado registraram um aumento de quase 2% em uma semana, e atingiram a marca de 41,06% de sua capacidade total. No relatório divulgado no dia 23 março, esse percentual era de 39,26%.
Segundo o diretor-presidente do Igarn, Auricélio Costa, atualmente o volume das reservas hídricas do Rio Grande do Norte está na casa dos 41% da sua capacidade total. “Com as chuvas ocorridas em março, muitos dos 47 reservatórios monitorados pelo Igarn tiveram ganhos em seus acumulados de água, e o que nós esperamos é que até o final de abril é que outros reservatórios consigam chegar ao seu volume total e nossas reservas hídricas estaduais possam chegar e até superar 50% da sua capacidade total de acumulação, o que já nos dá a tranquilidade de poder atender às demandas de abastecimento dos municípios potiguares e também às produções”.
Atualmente a barragem Armando Ribeiro, maior reservatório do RN está com 49,64% da sua capacidade, acumulando 1.178.007.722 m³, do seu volume total de 2.373.066.510 m³. Já a Barragem de Santa Cruz do Apodi, atingiu 35,57% da sua capacidade. Mas o reservatório que teve maior ganho percentual de águas foi Beldroega, localizado em Paraú, que passou de 54,59% registrado no relatório do dia 23, para 78,96% de sua capacidade no relatório dessa semana.
Entre os reservatórios monitorados pelo Igarn que estão com mais de 80% da capacidade estão Santana, localizado em Rafael Fernandes (85%), Flechas, localizado em José da Penha (89,98% ), Passagem, localizado em Rodolfo Fernandes (84,54%) e o açude público de Encanto continua com 100% da sua capacidade.