O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou no Diário Oficial da União (DOU) de 21 de agosto de 2024 o edital para o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2024.
As provas do Enem PPL ocorrerão nos dias 10 e 12 de dezembro de 2024. Os órgãos responsáveis pela administração prisional e socioeducativa interessados em aplicar o exame devem aderir ao processo e indicar as unidades de aplicação e o responsável pedagógico entre 30 de setembro e 18 de outubro. A adesão deve ser feita por e-mail para aplicacao.ppl@inep.gov.br com o assunto “Adesão Enem PPL 2024”. As indicações das unidades e dos responsáveis pedagógicos devem ser realizadas através do Sistema PPL.
Os responsáveis pedagógicos deverão inscrever os participantes entre 7 e 25 de outubro. As provas do Enem PPL mantêm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular, com a diferença de que são aplicadas em unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelas unidades da Federação.
O Enem é uma importante ferramenta de avaliação escolar no Brasil e serve como principal porta de entrada para a educação superior, tendo sido realizado ao longo de mais de duas décadas.