Todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte estão incluídos no novo alerta de chuvas intensas emitido nesta quinta-feira (12) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O aviso, de cor laranja — o segundo no grau de severidade do órgão meteorológico — passou a valer a partir das 9h16 e segue em vigor até às 23h59. O Inmet prevê chuvas de 30 a 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia, além de ventos intensos de 60 a 100 km/h.
De acordo com Gilmar Bristot, meteorologista da Emparn, as chuvas no estado têm sido provocadas por um vórtice ciclônico que atua no Nordeste, em conjunto com a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Após as fortes chuvas registradas em Natal nessa quarta-feira (11), o sistema está se deslocando para o interior do estado, o que deverá aumentar a abrangência das chuvas em todo o território potiguar.
“O vórtice é um sistema meteorológico transitório que atua sobre o Nordeste, com baixa previsibilidade quanto à sua localização e à quantidade de chuva produzida. Na semana passada, tivemos um vórtice atuando entre o Ceará e o Rio Grande do Norte; ontem, o vórtice atuou no litoral e agora está se deslocando para o interior”, destacou.

















































