Matéria escrita pela estagiária Estefanny Bernardo com supervisão de Likely Barros.
Nesta terça-feira (28), o Ministério da Educação (MEC), abre as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) 2023. Com o objetivo de antecipar os prazos para alinhar os processos seletivos com os calendários acadêmicos das instituições de ensino públicas e privadas, o MEC divulgou cronograma antecipando as datas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ProUni e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), nessa edição de 2023.
Para participar do ProUni 2023 é necessário que a pessoa candidata tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos de 2021 ou 2022. Também é preciso ter atingido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas do Enem e nota acima de zero na prova de redação. É exigido também que a pessoa candidata não tenha participado do Enem na condição de treino. Para conseguir uma bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa da família, de até um salário mínimo e meio, e para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
De acordo com o edital lançado pelo MEC, as inscrições para o processo seletivo Prouni referente ao primeiro semestre de 2023 serão efetuadas em uma única etapa, exclusivamente pela internet, por meio da página do Prouni (https://acessounico.mec.gov.br/prouni), no período de 28 de fevereiro de 2023 até às 23 horas e 59 minutos de 3 de março de 2023, conforme horário oficial de Brasília.
Na quinta (23), o MEC divulgou a lista com o número de bolsas disponíveis por estado. No RN serão 1.989 bolsas integrais e 603 bolsas parciais (50%), um total de 2.592. Os resultados serão divulgados entre 7 e 16 de março na primeira chamada, e entre 21 e 30 de março na segunda chamada. Já as inscrições para o Fies, serão iniciadas no início no dia 7 de março e terminarão no dia 10 do mesmo mês.