O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEMRN) fiscalizou em janeiro 1.849 instrumentos de medição em Mossoró, Natal e região Metropolitana da capital.
Foram verificados 848 cronotacógrafos, 403 bombas de combustíveis, 380 balanças, 142 taxímetros, entre outros. Segundo o IPEM, cerca de 1,3% deles apresentaram alguma inconsistência, especificamente, em bombas de combustíveis e balanças.
O órgão reforça que se houver prejuízo ao consumidor, os instrumentos são retirados de uso até o devido reparo. Além disso, o estabelecimento comercial é autuado e poderá sofrer multa.

No Setor da Qualidade, foram fiscalizados 9.514 itens como material escolar, brinquedos, luminárias, materiais elétricos, eletrodomésticos, produtos têxteis, cadeiras plásticas monoblocos, capacetes, entre outros. Dentre os fiscalizados, 474 foram apreendidos por não apresentarem o Selo de Conformidade do Inmetro, que é obrigatório para esses itens. As irregularidades foram encontradas em brinquedos, canetas esferográficas e rollers, isqueiros e lápis pretos e grafites.
O IPEM/RN é um órgão delegado do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e também uma autarquia do Governo do Rio Grande do Norte. Para obter mais informações sobre as fiscalizações ou denunciar alguma irregularidade, o consumidor pode entrar em contato com a Ouvidoria do IPEM/RN pelo e-mail ouvidoria@ipem.rn.gov.br ou pelo whatsapp (84) 98147-9433.
Você precisa fazer login para comentar.