Até onde vai o seu limite e o que te move a superá-lo? A pergunta desperta reflexões e, ao mesmo tempo, nos mostra o poder de atitude como um fator determinante para se alcançar um objetivo.
Foi essa atitude, movida por um sonho, que tornou possível o cadeirante Daniel Rocha conquistar duas aprovações em concursos públicos, sendo uma delas, com a primeira colocação inédita para Guarda Civil Municipal de Macaíba, entre as vagas destinadas para Pessoas com Deficiência (PCD’s). Ele também foi aprovado para a Guarda Civil Municipal de Parnamirim.
Natural de Paraú, distante 90 km de Mossoró, o jovem de 23 nasceu com Mielomeningocele (malformação congênita que ocorre na coluna vertebral durante o período da gestação do feto,) e Hidrocefalia (excesso de líquido no crânio). Condição que fez necessário o uso de cadeira de rodas desde a infância.
O diagnóstico trouxe desafios, mas não impediu que barreiras fossem ultrapassadas através do esforço e da dedicação.
“Sempre fui esforçado para alcançar meus objetivos. Nunca fui o melhor aluno, mas desde cedo sabia o que queria. Meu sonho era passar em um concurso público, então estudei com gosto.”
O roteiro até a aprovação foi semelhante ao de tantos outros, porém, para Daniel, o sentimento foi ainda mais especial. Com a primeira colocação no concurso, ele também se tornou o primeiro cadeirante a ingressar na área de segurança pública do estado. Fruto do estudo e dos meses de preparação com professores de Mossoró.
“Eu sempre procuro passar para os nossos alunos que é possível pra todo mundo e com disciplina e foco é possível realizar nossos sonhos. O Daniel ele vem quebrar mais uma barreira e mostrar que nenhuma limitação é possível de impedir nossos sonhos. Ele tá quebrando uma barreira enorme na segurança pública somente pelo fato de ter acreditado no sonho dele e hoje ele é referência por estar mostrando pra todo mundo que nossos sonhos são realizáveis e que basta a gente querer pra fazer acontecer”, afirmou o professor Abib Rebouças, CEO de um curso preparatório em Mossoró.

Daniel conta que estuda para concursos desde 2020. No entanto, ele ressalta que o curso preparatório, voltado para carreiras policiais, foi fundamental para o sucesso nas duas aprovações.
“Minha rotina é normal, como de qualquer outra pessoa. Tenho minhas atividades diárias, porém, como eu tinha um objetivo em mente, priorizava o tempo com os meios para chegar na minha meta. Ou seja, estudando o tempo que eu tinha e abdicando de atividades de lazer e entretenimento do dia a dia. O CTCON (cursinho preparatório) foi essencial na minha aprovação”, afirmou.
“Não quero que tudo isso que está acontecendo de bom em minha vida seja olhado com pena, ou que levem como incentivo apenas por eu ser cadeirante. Não é algo para me promover. Isso é para mostrar o grande amor de Deus para os que o buscam com fé.”

Por falar em rotina, o parauense garante que está pronto para sair de casa rumo a Macaíba. Após a realização do Teste de Aptidão Física (TAF), ele fará novas avaliações e o curso de formação, antes de tomar posse no cargo público.
“A vida da gente é um ciclo de desafios à medida em que vamos evoluindo. Então, esse e outros que virão pela frente, minha família estará sempre pronta para me apoiar quando preciso”, destacou.
“Eu espero mais de mim, dar o meu melhor como ser humano, como profissional e poder contribuir para o bem da coletividade, servindo a população como um agente da segurança pública.”
Quando questionado sobre a mensagem que a sua aprovação deixa para a sociedade, Daniel faz a seguinte reflexão.
“Quero deixar uma mensagem como um ser humano normal. Não quero que tudo isso que está acontecendo de bom em minha vida seja olhado com pena, ou que levem como incentivo apenas por eu ser cadeirante. Não é algo para me promover. Isso é para mostrar o grande amor de Deus para os que o buscam com fé. Para os que almejam um objetivo, as dificuldades vão vir a medida da sua evolução. Isso nunca vai deixar de existir, para mim, inclusive, as dificuldades são dobradas, tenham certeza disso. Chegar até aqui não foi fácil. Cada etapa teve seus desafios e acredito que a partir de agora irão aumentar. Mas estou pronto, pois meu Deus é grande e está sempre do meu lado. O que eu posso dizer para as pessoas é que elas deem o máximo de si, apostem todas as fichas e, acima de tudo, coloquem Deus em primeiro lugar. Estejam prontos para viver o que realmente Ele tem para a vida da gente, seja o que a gente quer ou não. E pode ter certeza, no final a vitória vem”, concluiu.

Quem quiser acompanhar a rotina de Daniel e as próximas etapas do concurso, basta segui-lo no Instagram @rochapeixotto.
Você precisa fazer login para comentar.