O projeto The World of Arduino, criado por dois jovens de Umarizal (RN), está entre os 24 selecionados para a 6ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências, dentro da programação da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada em Brasília.
Desenvolvido por Arthur Matias Morais Silva e Pedro Ryan Nunes de Oliveira, ex-alunos da Escola Estadual de Tempo Integral 11 de Agosto, o projeto tem a orientação do professor José Everton. A proposta nasceu da necessidade de tornar o ensino de programação e robótica mais acessível e dinâmico nas escolas públicas.
The World of Arduino é um guia pedagógico completo que utiliza a plataforma Arduino como ferramenta central para o ensino de tecnologia com base na abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). O material inclui 10 aulas estruturadas, apostilas para professores, planos de aula, slides, uma lista com 30 atividades práticas e até um canal no YouTube com videoaulas.
“O projeto surgiu a partir de uma demanda dos professores sobre inovação e tecnologia. Juntamos o meu conhecimento com o do professor Everton e criamos um guia para suprir essa necessidade”, explicou Arthur Matias, que está em Brasília apresentando a iniciativa.
A aplicação do material em sete encontros com professores do ensino médio resultou em melhorias concretas no aprendizado sobre eletrônica e prototipagem. As avaliações mostraram aumento do interesse dos alunos e melhor desempenho nas atividades práticas. Os desafios incluem a escassez de kits de Arduino em algumas escolas e a necessidade de adaptar o ritmo das aulas aos diferentes níveis de conhecimento dos alunos.
A secretária de Estado da Educação, Socorro Batista, comemorou a presença do projeto no evento nacional.
“Essa conquista mostra o quanto a nossa educação pública é capaz de transformar realidades. Projetos como esse são exemplo de protagonismo juvenil e inovação nas escolas do Rio Grande do Norte”, destacou.
O professor José Everton também ressaltou a importância do reconhecimento:
“É uma honra representar nossa escola, nosso município e nosso estado em uma mostra nacional. Esse projeto é resultado do esforço conjunto entre estudantes e professores comprometidos com a educação de qualidade.”
Com um currículo de destaque, o The World of Arduino foi campeão da Feira do Seminário Potiguar 2024, selecionado para a FEBRACE/USP 2025 e atualmente faz parte do programa Ciências para Todos, da UFERSA. Todo o material está disponível gratuitamente no site oficial do projeto.














































