Uma parceria firmada entre a Prefeitura de Lajes e a Liga de Mossoró – Estudos e Combate ao Câncer foi celebrada na sexta-feira (11), no município da região Central. A cerimônia contou com as presenças do prefeito Felipe Menezes (MDB), do deputado federal Sargento Gonçalves (PL), dos diretores da Liga, Robson Amorim e Ana Clebea Nogueira, além de secretários municipais, representantes da imprensa e membros da população local. Na ocasião, foi anunciada a destinação de R$ 2,4 milhões, por meio de emenda parlamentar do gabinete do deputado Sargento Gonçalves, para a implantação da nova unidade.
“Nós também alocamos, pelo nosso mandato, mais R$ 350 mil para a compra de um endoscópio, fundamental nestes serviços”, informou o deputado federal Sargento Gonçalves.
A gestão municipal de Lajes assegurou a doação de um terreno com 2.000 m², onde será construída a nova unidade de atenção oncológica. O anexo de Lajes vai englobar um Centro de Diagnóstico Regional, que deverá proporcionar mais celeridade e rapidez nos atendimentos. A unidade contará com consultórios de especialidades como oncologia, mastologia, cabeça e pescoço, pediatria, hematologia, entre outras. Também serão oferecidos exames diagnósticos como ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia, raio X e mamografia, além da entrega de medicamentos.

Um dos diretores da Liga, Robson Amorim, destaca a capacidade de atendimento regional que o novo serviço proporcionará em Lajes.
“Estaremos trabalhando, neste momento, com, no mínimo, 200 atendimentos mensais, mas com perspectiva de crescimento. Quando outros municípios enviarem pacientes, serão, aproximadamente, mil atendimentos mensais. Vale destacar que, quando a obra for entregue, a capacidade total será de mil pacientes por dia, totalizando três mil atendimentos por mês”, destacou.

De acordo com o prefeito Felipe Menezes, a implantação do serviço de oncologia representa um marco para a região central.
“Muito feliz em darmos mais um importante salto na consolidação desse serviço, que será um divisor de águas no atendimento às pessoas com câncer na região. Vamos reduzir deslocamento e interrupções nos tratamentos por falta de transporte ou desmotivação. Muito será feito aqui mesmo, com mais comodidade aos pacientes”, avalia Felipe.
A Prefeitura e a Liga agora avançam na parte burocrática da documentação. A previsão é de que as obras sejam iniciadas no segundo semestre, conforme informou Robson Amorim, diretor da Liga de Mossoró.

Enquanto a nova unidade não é concluída, alguns serviços já estarão disponíveis em um prédio reformado pela Prefeitura, com oferta de consultas em determinadas especialidades, além de exames como ultrassonografia, endoscopia e colonoscopia.
“Vamos trabalhar esses atendimentos no prédio provisório antes mesmo da construção da unidade, e lá ficaremos até a conclusão das obras” , conclui Robson Amorim.
Você precisa fazer login para comentar.