Com informações do LAIS/UFRN
Nos últimos oito meses de 2024, mais de 2.300 estrangeiros foram atendidos nos seis maiores hospitais da rede SUS no Rio Grande do Norte. As informações são do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP+RN), uma plataforma digital e integrada que registra os dados de saúde dos pacientes.
Os países com maior número de atendimentos registrados incluem Colômbia (35 pacientes), Gibraltar (28), Argentina (22), Portugal (17), Itália (12) e Japão (10). Os atendimentos ocorreram nos hospitais Deoclécio Marques de Lucena, Regional da Mulher Maria Parteira Correia, Giselda Trigueiro, Dr. João Machado, Tarcísio Maia e Monsenhor Walfredo Gurgel.
Além dos países mencionados, outros mais inusitados também estão na lista, como Cazaquistão, Bermudas, Coreia do Sul, Cuba, Tunísia e República do Haiti. Esses atendimentos referem-se a turistas, mas não há detalhes sobre casos graves.
O PEP+RN é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Saúde Pública do RN (SESAP) e o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN). O objetivo da plataforma é oferecer mais segurança, agilidade e eficiência na gestão do cuidado e serviços de saúde, com foco na experiência dos profissionais e no atendimento completo aos pacientes.