Com um planejamento alinhado entre diversas instituições, o Governo do Rio Grande do Norte realizou na manhã desta quinta-feira (16) a apresentação e o lançamento da Operação Carnaval 2023. Neste ano, a ação contará com o reforço dos novos policiais civis, bombeiros e servidores do ITEP, convocados em 2022. Ao todo, 3.290 homens e mulheres atuarão na segurança pública durante o Carnaval.
Além do tradicional incremento no efetivo da segurança pública, a operação neste ano contará com ações significativas realizadas por órgãos de saúde e fiscalização.
O planejamento envolve ainda ações conjuntas com as prefeituras de cidades onde existem grandes polos de festas carnavalescas, visando aperfeiçoar o trabalho da segurança pública nessas áreas. Assim, o Governo do Rio Grande do Norte estará presente em inúmeras cidades do estado, na capital, região Metropolitana e interior, realizando policiamento ostensivo, investigativo, ações educativas e de fiscalização.
Sob coordenação da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), a Operação Carnaval 2023 terá atuação da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) em ações conjuntas com o Departamento Estadual de Trânsito do RN (DETRAN-RN), Departamento de Estradas de Rodagem do RN (DER-RN), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (IDEMA-RN), Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP), Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) e Secretaria de Estado do Turismo (SETUR-RN).
POLÍCIA MILITAR
A área de atuação da instituição dará cobertura reforçada em diversas cidades do Rio Grande do Norte, com um efetivo de 2.300 policiais militares por dia, entre serviço ordinário e extraordinário. No planejamento da instituição, atuação especial em polos estratégicos, como Natal, Parnamirim, Apodi, Assú, Macau, Caicó e o litoral.
POLÍCIA CIVIL
A atuação da Polícia Civil estará dividida em ações na região Metropolitana, por meio da Diretoria de Polícia Civil da Grande Natal (DPGRAN), e no interior, coordenada pela Diretoria de Polícia do Interior (DPCIN). A instituição contará com um efetivo de 735 policiais em serviço extraordinário durante toda a Operação Carnaval 2023
A DPCIN reforçou o serviço nas delegacias em Tibau, Areia Branca, Assú, Apodi (Delegacia móvel), Upanema, Caicó (Delegacia móvel), Macau, Guamaré, Tibau do Sul, Baía Formosa, São Miguel do Gostoso e Touros.
CORPO DOS BOMBEIROS
O Corpo de Bombeiros contará com um efetivo de 255 militares por dia, entre o serviço ordinário e extraordinário. Na prática, o órgão atuará em diversos pontos do litoral potiguar e também em áreas urbanas específicas, com ações preventivas, educativas e de fiscalização de estruturas e ambientes.
Ao todo, o Corpo de Bombeiros terá 21 postos de guarda-vidas espalhados pelo Rio Grande do Norte, nos municípios de Natal, Parnamirim, Nísia Floresta, Tibau do Sul, Canguaretama, Barra de Maxaranguape, Touros, São Miguel do Gostoso, Guamaré, Mossoró, Tibau, Assu, Apodi, Parelhas, Pau dos Ferros, Caicó, Currais Novos e São Vicente.