O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (18) o novo edital do Programa Mais Médicos. Das 6.252 vagas para todo o Brasil, 74 são para o Rio Grande do Norte. 28 municípios potiguares foram contemplados com profissionais do Programa.
Das vagas destinadas ao Estado, a maior parte são destinadas à capital potiguar: serão 32 profissionais para atuar em Natal/RN. A segunda cidade a receber mais vagas é Nova Cruz/RN, com seis, seguida por Mossoró/RN, com três vagas. O edital tem o intuito de repor profissionais de saúde em localidades que deixaram de ser atendidas pelo programa do governo federal nos últimos seis anos.
Para distribuição de vagas, o Ministério da Saúde considerou critérios como a situação de vulnerabilidade social dos municípios, maior dependência do SUS para o acesso à saúde e a dificuldade para admitir novos profissionais. Com isso, a distribuição resultou em 47% das vagas para regiões de alta vulnerabilidade social, 27,5% a municípios de média vulnerabilidade; 10,6% estão indicadas a cidades com mais de 100 mil habitantes e baixo rendimento per capita, e o restante, 14,3%, serão vagas de reposição para os demais municípios.
LISTA DE MUNICÍPIOS CONTEMPLADOS PELO EDITAL DO MAIS MÉDICOS
- Acari – 2
- Acu – 2
- Alexandria – 1
- Apodi – 1
- Canguaretama – 1
- Caraúbas – 2
- Doutor Severiano – 1
- Extremoz – 1
- Ipanguaçu – 2
- Boa Saúde – 1
- Jardim de Piranhas – 1
- José da Penha – 1
- Lagoa de Velhos – 1
- Lajes – 1
- Macaíba – 5
- Monte Alegre – 1
- Mossoró – 3
- Natal – 32
- Nova Cruz – 6
- Pureza – 1
- Rafael Fernandes – 1
- Riacho de Santana – 1
- Santana do Matos – 1
- São Francisco do Oeste – 1
- São Miguel – 1
- São Miguel do Gostoso – 1
- Serra do Mel – 1
- Touros – 1
Neste primeiro momento, os gestores de saúde municipais dos locais indicados no edital devem indicar quantas vagas pretendem preencher. O Ministério da Saúde pede prioridade no direcionamento dos profissionais a equipes de atenção básica que não têm médicos, ou que atendam populações que dependam exclusivamente do SUS e ainda a populações de ribeirinhos, quilombolas, assentados e indígenas.
Até o fim de 2023, a pasta prevê a abertura de 15 mil vagas do Mais Médicos, chegando, assim, a mais de 28 mil médicos atuando no país para prestar serviços a mais de 96 milhões de brasileiros.