Com informações do Sebrae-RN
Empresas ligadas ao setor de petróleo e gás — segmento estratégico para a economia do Rio Grande do Norte — têm até a próxima quinta-feira (31) para inscrição no Programa Petris. Iniciativa inédita no país, desenvolvida pelo Sebrae RN, o Petris objetiva fomentar projetos de inovação, fortalecer conexões entre corporações e startups e impulsionar a competitividade do setor. O programa é gratuito e aberto a corporações, fornecedores e startups interessados em desenvolver soluções para os desafios da cadeia de óleo e gás. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.moaventures.com.br/programapeg.
Executado pela Moa Ventures, o Petris propõe um modelo de inovação colaborativa, no qual a interação direta entre empresas e startups impulsiona a criação de soluções para desafios reais da cadeia produtiva. Além disso, aproxima os participantes de oportunidades como os investimentos obrigatórios em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) previstos pela cláusula ANP.
Na primeira etapa, os participantes terão acesso a uma trilha de capacitação online na qual as startups focarão na estruturação de projetos de P&D alinhados à cláusula ANP. Já as empresas acessarão conteúdos sobre cultura de inovação corporativa e relacionamento com startups.
Ao final, ocorre o chamado Pitch Day, em que startups apresentarão suas propostas para uma banca formada por corporações, investidores e parceiros estratégicos para o setor de petróleo e gás. Em seguida, será realizado um processo de matchmaking, que objetiva viabilizar parcerias para execução conjunta dos projetos.
O programa conta ainda com 20 linhas de pesquisa para orientar o desenvolvimento das propostas. Startups com competência técnica nas áreas mapeadas podem se inscrever para participar da jornada. Conheça as linhas de pesquisa: https://www.moaventures.com.br/desafiospetris.
Inovação colaborativa
Com o Petris, o Sebrae RN pretende consolidar um ambiente de negócios mais dinâmico e inovador, criando condições para que as empresas potiguares estejam cada vez mais inseridas em projetos estratégicos do setor de petróleo e gás no Brasil.
Para alcançar esse objetivo, o gestor do Projeto de Petróleo e Gás do Sebrae RN, Robson Matos explica que um dos diferenciais do Petris é gerar conexões e promover a inovação entre as empresas do setor.
“O Petris coloca, em um mesmo ambiente, as empresas, que sofrem com as dores do mercado, e startups dispostas a oferecer soluções inovadoras para fortalecer o segmento. Esse formato faz toda a diferença para resultados exitosos que almejamos”, frisa.