A placa de divisa entre os estados do Rio Grande do Norte e Ceará foi recolocada na manhã desta quinta-feira (08), após a remoção do equipamento pela Prefeitura de Tibau.
O conflito envolvendo os limites territoriais do município potiguar com Icapuí, no Ceará, foi motivo de uma reunião nessa quarta-feira (07) com a governadora Fátima Bezerra (PT), que anunciou a formação de um grupo de trabalho para tratar do tema.
A comissão será formada por representantes da Procuradoria Geral do Estado; do Gabinete Civil do Governo do Estado; da Secretaria do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) e da prefeitura.
Desde a remoção da placa, o Jornalismo TCM tentou contato com a Prefeitura de Icapuí, porém, não obteve retorno. Já a Procuradoria-Geral do Estado do Ceará emitiu nota sobre a disputa.
“A Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE-CE), informa que, tão logo ciente da questão territorial entre os municípios de Tibau (RN) e Icapuí (CE), solicitou ao Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) a realização de estudo na área. O relatório técnico identificou, com base em dados georreferenciados pelo IBGE, a existência de loteamento e infraestrutura urbana do município de Tibau (RN) em território cearense. Diante do fato, a PGE-CE orientou aos órgãos competentes de governo o reposicionamento de placa identificadora da divisa na área observando estritamente o traçado do IBGE. Na sequência, oficiou, na terça-feira, 06 de maio, a Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Norte (PGE-RN) e o município de Tibau (RN), informando o fato e solicitando providências por meio da criação de uma comissão entre os governos estaduais e municipais para que, mediante a abertura de diálogo, sejam restabelecidos os reais contornos da divisa entre os dois estados na forma como está definida pelos órgãos oficiais. A proposta é que a comissão seja uma oportunidade para a formação de consenso sobre a questão, buscando-se resguardar os interesses do estado do Ceará e da população cearense.”
A reportagem aguarda um posicionamento da Prefeitura de Tibau sobre a nova intervenção no limite entre os municípios.