O valor do litro da gasolina e do diesel está mais caro nos postos de combustíveis de Mossoró. A elevação se baseia em um reajuste na distribuição do produto pela refinaria Clara Camarão, em Guamaré.
A gasolina teve um incremento de 4,93%, já o diesel sofreu um aumento de 1,47% na comercialização do litro para a distribuidoras. Para o presidente do Sindipetro/RN, Marcos Brasil, o reajuste pode ser explicado de algumas formas.
“Temos alguns fatores que estão contribuindo para isso. Um deles, foi a ofensiva de Israel, que ameaçou destruir instalações de petróleo no Irã. Automaticamente, com isso, o preço do barril do petróleo subiu. Mas nós temos fatores locais. Hoje, no Rio Grande do Norte, a gasolina e o diesel são 100% privatizados. Nos últimos anos, se você for pesquisar a BRAVA anunciou uns oito aumentos”, afirmou.
Enquanto isso, o consumidor é quem mais sofre no bolso com a alta dos preços. Para Marcos Brasil, os aumentos constantes tendem a permanecer diante da privatização das refinarias.
“A alternativa mais viável seria a Petrobras recomprar os campos de petróleo. Mas, a gente entende que eles (BRAVA) não tem intenção de vender seus ativos. Outra possibilidade seria a Petrobras realizar uma parceria com a iniciativa privada e tentar ajudar na política de redução de preço”, concluiu.