Com informações do Novo Notícias
O valor da água mineral e da água adicionada de sais comercializada no Rio Grande do Norte será reajustado a partir de 1º de novembro. O preço do garrafão de 20 litros, repassado ao consumidor final, sofrerá um aumento, e poderá variar entre R$ 9 e R$ 15.
De acordo com o Sindicato das Indústrias de Cervejas, Refrigerantes, Águas Minerais e Bebidas em geral do Rio Grande do Norte (SICRAMIRN), a alta acompanha a elevação generalizada dos custos de produção.
Entre os principais fatores que justificam o reajuste estão: a inflação acumulada, que tem se mantido em torno de 5% nos últimos 12 meses; o aumento dos principais índices de atacado (IGP-M e IGP-DI); o reajuste do salário mínimo; a elevação nos preços de matérias-primas específicas utilizadas na fabricação de tampas, rótulos e lacres; e os crescentes custos operacionais e logísticos, como os de energia elétrica, combustíveis e demais insumos.
O sindicato destaca ainda o custo do vasilhame, que é produzido a partir de resina plástica. O preço dessa resina é diretamente atrelado à variação do dólar.
Atualmente, o RN conta com 35 indústrias envasadoras, responsáveis por produzir cerca de 507 milhões de litros de água envasada por ano e por gerar aproximadamente 10 mil empregos diretos e indiretos.