Cumprindo agenda administrativa em Brasília, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, participou na quinta-feira (7) da apresentação do novo plano do Ministério da Saúde para combater arboviroses. Com um investimento de R$ 1,5 bilhão, o plano busca combater doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, chikungunya, zika e febre do oropouche, fortalecendo tecnologias de controle, estrutura da rede pública de saúde e articulação entre estados e municípios.
A ministra Nísia Trindade destacou a importância da cooperação entre estados para enfrentar o aumento de casos dessas doenças. Fátima Bezerra, também presidenta do Consórcio Nordeste, reforçou o compromisso do estado na integração das ações de combate às arboviroses. A secretária de Saúde do RN, Lyane Ramalho, enfatizou a capacitação de agentes de saúde para o monitoramento de focos do mosquito e controle da dengue nos municípios com maiores índices de infestação.
Durante o encontro, o Programa Mais Acesso à Especialistas (PMAE) também foi abordado, visando a ampliação de consultas e exames especializados. Segundo Fátima, o programa permite acesso mais rápido a serviços essenciais e garante novos recursos federais. A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) já aderiu integralmente ao programa, abrangendo todos os 167 municípios e as 8 regiões de saúde do estado.
Além disso, a reunião trouxe uma proposta da apresentadora Bela Gil e da pesquisadora Laura Miller para a redução de alimentos ultraprocessados nas escolas, a ser iniciada no Nordeste. A governadora apoiou a medida e sugeriu encaminhá-la à câmara técnica do Consórcio Nordeste.