Com o fechamento do ano marcado por datas comerciais significativas como Black Friday e Natal, o setor de Comércio de Bens e Serviços no Rio Grande do Norte está se preparando para um aumento no faturamento, o que deverá resultar em uma criação estimada de entre 6 mil e 8,5 mil novas oportunidades de trabalho entre os meses de outubro e dezembro de 2024. Os dados são de um levantamento do Instituto Fecomércio RN (IFC).
Dentre as novas vagas, a maior parte, variando de 4 mil a 5,5 mil, será gerada no Comércio. O setor de Serviços, por sua vez, deverá abrir entre 2 mil e 3 mil postos de trabalho. Um aspecto positivo destacado pelo presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, é que cerca de 70% dessas oportunidades serão para empregos formais, com registro em carteira, oferecendo uma chance valiosa para aqueles que buscam estabilidade financeira.
Comparando com o mesmo período do ano anterior, que resultou na abertura de 6,3 mil vagas — 2,8 mil no Comércio e 3,5 mil nos Serviços — a expectativa para 2024 representa um crescimento de 35%.
Além das contratações, o varejo potiguar projeta um crescimento nas vendas entre 4% e 5,5% até o final do ano, um aumento considerável em relação ao crescimento de apenas 0,5% registrado em 2023. O setor de Serviços também deve apresentar um avanço, com uma projeção de crescimento nas vendas entre 2% e 2,5%, o que representa aproximadamente metade da variação do ano anterior.
Marcelo Queiroz ressalta que esses dados refletem não apenas uma expectativa de maior geração de empregos, mas também um panorama otimista para os negócios locais. Ele destaca que a renda do trabalhador no estado cresceu quase 20% desde o ano passado, somada ao aumento do crédito disponível, geração de empregos e redução do endividamento, que juntos restauraram o poder de compra de muitas famílias potiguares.