O Rio Grande do Norte foi o único estado brasileiro a atingir a meta de 95% de cobertura vacinal contra o sarampo em 2024, conforme divulgado pelo Ministério da Saúde durante a Reunião dos Dirigentes de Vigilância em Saúde do Brasil, realizada no início de dezembro em Brasília. O resultado reflete o trabalho das equipes da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e dos municípios potiguares para ampliar a adesão à vacinação.
O avanço foi possível, principalmente, pela implementação do Monitoramento de Estratégias de Vacinação (MEV), que permitiu a identificação de áreas com baixa cobertura e intervenções imediatas. A coordenadora de vigilância em saúde da Sesap, Diana Rego, explicou que o MEV possibilitou a vacinação ativa de crianças menores de 5 anos, corrigindo rapidamente as deficiências.
Segundo o Programa Estadual de Imunização, mais de 7,7 mil doses foram aplicadas durante o período de busca ativa, com visitas a 38 mil residências em 148 municípios do estado. A plataforma RN+Vacina foi essencial no processo, registrando os dados em tempo real e garantindo às equipes de saúde informações imediatas para ajustes estratégicos.
Além de fortalecer a vigilância contra o sarampo no estado, o marco alcançado pelo Rio Grande do Norte contribui diretamente para que o Brasil avance na reconquista do certificado de eliminação do sarampo, uma meta internacional estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).