Dados referentes ao mês de maio, levantados pelo Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos, do Ministério da Saúde, mostraram que o Rio Grande do Norte ocupa a penúltima posição no ranking nacional de gastos próprios em saúde e a última posição entre os estados do Nordeste.
Os números foram apresentados nessa terça-feira (26), pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte, que entrou com uma ação na Justiça para garantir o abastecimento de hospitais estaduais.
Segundo o MP, a medida visa soluções imediatas e urgentes para amenizar a falta de insumos e medicamentos nos hospitais mantidos pela Sesap.
Ainda de acordo com o órgão, a baixa aplicação de recursos, somada a um déficit de R$ 141 milhões, que deveriam ter sido repassados pela Secretaria da Fazenda para a Saúde, são apontados como os principais motivos para a crise de desabastecimento nos hospitais.
A situação crítica tem atingido os maiores unidades hospitalares do estado, como o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, o Hospital Santa Catarina, o Giselda Trigueiro e o João Machado, em Natal.





























































