A Central de Monitoramento Eletrônico (CEME) informou que vai realizar na próxima segunda-feira (17) um mutirão para a instalação de 150 tornozeleiras eletrônicas em pessoas privadas de liberdade no Rio Grande do Norte, que progrediram para o regime semiaberto e estão sem o equipamento.
A informação foi repassada pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP). As instalações vão acontecer em Mossoró, Natal, Caicó e Pau dos Ferros. Segundo a SEAP, os apenados devem comparecer à Polícia Penal, das 8h às 16h, com documento de identificação, número de telefone e comprovante de residência.
Em maio a Secretaria divulgou nota confirmando a falta do equipamento de monitoramento. Na época, a empresa que produzia o material não possuía mais equipamentos para os apenados que progrediram para o regime semiaberto. Em junho, após recomendação do Ministério Público, o Governo do Estado iniciou o processo de contratação emergencial de tornozeleiras eletrônicas para suprir a falta dos equipamentos.
Em Mossoró a instalação acontece na Penitenciária Estadual Dr. Mario Negócio. Já em Caicó e Pau dos Ferros, os procedimentos acontecem na Penitenciária Estadual do Seridó e Complexo Penal Regional, respectivamente.
Em Natal as instalações serão no Central Integrada de Gerenciamento Operacional do Sistema Penitenciário (CIGOSPen).