O Rio Grande do Norte teve 2.689 estudantes pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao primeiro semestre de 2026. O resultado foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 3 de fevereiro, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Nesta edição, 19.207 potiguares se inscreveram para concorrer às bolsas. Como cada candidato pôde escolher até dois cursos, o número total de inscrições no estado chegou a 34.475 registros.
Confira a lista dos dez cursos mais concorridos no Rio Grande do Norte:

A próxima etapa do processo seletivo já tem data marcada. A segunda chamada será divulgada em 2 de março. De acordo com o balanço do MEC, o Rio Grande do Norte contou com 5.112 bolsas ofertadas nesta edição, sendo 2.339 bolsas integrais e 2.773 bolsas parciais.
As bolsas são destinadas a cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior. Entre os cursos mais disputados no estado, medicina foi o que concentrou o maior número de inscritos: 3.147 candidatos para 37 pré-selecionados.
Na sequência, aparecem Direito com 2.682 inscritos e 105 pré-selecionados; e Psicologia: 2.530 inscritos e 76 pré-selecionados. Os dados refletem a concentração de candidatos em áreas tradicionais e com alta procura.
Em âmbito nacional, o MEC informou que a primeira chamada do Prouni 2026.1 teve 226.502 pré-selecionados. Ao todo, 827.248 pessoas se inscreveram no país, somando cerca de 1,6 milhão de inscrições, já que também foi permitido escolher até dois cursos por candidato.
Segundo o Ministério, esta é a maior edição da história do programa em seus 21 anos, com a oferta de 595.374 bolsas, distribuídas em 895 cursos, ofertados por 1.046 instituições privadas de ensino superior em todo o Brasil.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que disponibilizou na Página do Participante a declaração de atendimento às condições para certificação de conclusão do ensino médio.
O documento poderá ser utilizado para pré-matrícula em instituições de ensino superior por candidatos do Prouni, do Sisu ou do Fies que tenham alcançado os critérios de certificação via Enem e também atendam aos pré-requisitos exigidos pelas instituições dentro dos prazos estabelecidos.
Criado em 2004 e instituído pela Lei nº 11.096/2005, o Prouni oferece bolsas integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas. O programa ocorre duas vezes ao ano e é voltado para estudantes brasileiros que ainda não possuem diploma de nível superior.



















































