De acordo com publicação de edital preliminar do Ministério da Saúde (MS), o Rio Grande do Norte tem 231 profissionais aptos para o programa Mais Médicos.
Dos médicos aprovados para assumir as vagas destinadas ao Estado, cerca de 89% fizeram a graduação no Brasil, e 11% se formaram em outro país. Segundo os dados do MS, 85% dos profissionais são do próprio RN, e 10% tem origem da Paraíba. Também há aprovados de outros estados, como Ceará, Tocantins e Maranhão.
Ainda em relação aos candidatos aptos para atuarem nos municípios potiguares, 92% estão participando pela primeira vez do Mais Médicos. E apenas 18% já tem experiência prévia com o programa. Já a faixa etária dos médicos varia entre 23 e 74 anos.
Um levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde em junho deste ano mostrou que o RN teve 612 inscritos para as 70 vagas disponíveis no programa.
O edital aberto em 2023 prevê a contemplação de 27 municípios do Estado. A maior porcentagem de vagas previstas é para a capital potiguar, sendo 31 para Natal. Em seguida vêm Macaíba e Nova Cruz com 5 vagas cada. Já Mossoró tem três e Acari, Assú e Ipanguaçu têm duas vagas para médicos aprovados no programa.