O Rio Grande do Norte registrou em 2022, 25 hospitalizações de crianças com menos de um ano por desnutrição, sequelas da desnutrição e deficiências nutricionais. A informação é de um estudo do Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância), com dados do Ministério da Saúde.
A pesquisa que traz dados por estados e capitais, ainda mostrou que em Natal/RN três bebês chegaram a ser internados devido desnutrição no ano passado. A região Nordeste registrou o maior número de hospitalizações do Brasil: foram 2754 em todo o país, sendo 1175 casos concentrados nos estados nordestinos. No estado da Bahia e capital Salvador tiveram o maior número de hospitalizações: respectivamente 480 e 159.
O pesquisador do Laboratório de Informação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Cristiano Boccolini, pondera que os dados coletados ainda podem sofrer alterações, devido ao tempo necessário para finalizar os registros no sistema.
“No cenário atual, embora o sistema registre uma pequena redução no número de internações de bebês menores de 1 ano por desnutrição no país de 2021 para 2022, de 2.946 para 2.754 hospitalizações, podemos considerar que a tendência se mantém – o que é preocupante”, avalia o coordenador do Observa Infância.