A Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) em parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Emait), estão desenvolvendo atividades com o objetivo de construir um robô inspirado nos artefatos enviados para exploração na lua.
O professor Felipe Ribeiro, coordenador do projeto, conta que essa parceria é uma conquista para Mossoró. “Nós aqui da UFERSA fazemos parte da rede brasileira de aprendizagem criativa, que é uma abordagem educacional inovadora, criada por um grupo do Emait. Ano passado eu passei três meses lá pesquisando. Desde então, a gente vem estreitando os laços, e agora conseguimos essa parceria”, enfatiza.
Entre os dias 10 a 26 de janeiro, durante três semanas, 45 alunos, entre estudantes da UFERSA e da rede pública estadual, estão desenvolvendo as atividades do projeto. No final, eles têm a missão de construir um veículo robótico de exploração na caatinga.
Brenda Souza, de 17 anos, é uma das estudantes de escola pública selecionada para o projeto. Para ela, está sendo um momento especial participar do projeto. “Uma oportunidade de aprender coisas novas na área da tecnologia”, comemora.
As oficinas são ministradas diretamente por estudantes de Massachusetts. Dasha Castillo, é uma delas, além de auxiliar na construção do robô, para a tutora, é um momento especial, porque também está conhecendo o nordeste do Brasil.
“Os alunos têm muita energia, e eu gosto muito. O quão felizes eles estão, eu amo, acho que eles, também, têm muita paciência com nós, porque a gente não sabe falar muito bem o português”, afirmou.